Período Homero - 2ª aula  

Posted by Jesus é Rei in

A Ilíada e a Odisséia – obras atribuídas a Homero- são fundamentais para o estudo do Período Homérico.
A Ilíada trata da destruição de Tróia pelos Gregos . Sua figura central é Aquiles .
A odisséia narra as viagens de Ulisses de volta ao seu Reino de Ítaca .
A célula básica da sociedade grega eram os genos .
Todos os descendentes de um mesmo antepassado viviam num mesmo lar. Este grupo de pessoas gozava de autonomia , possuía o seu chefe (pater-famílias ), o seu culto aos antepassados sua administração e sua própria justiça , baseada no costume .
A independência política estava baseada na independência econômica .
A economia baseava-se na administração da casa e a família procurava ser auto- suficiente . Era uma economia doméstica fechada .A propriedade era coletiva e o trabalho também . A desintegração desse sistema gentílico foi provocada por um problema interno : o crescimento da população não acompanhou o crescimento da produção .
O descontentamento ocasionado pela baixa da produção levou ao individualismo e ao afrouxamento dos laços familiares . A repartição dos bens e imóveis completou a desintegração dos Genos .
A desigualdade social , com o surgimento de diversas camadas sociais , foi umas das conseqüências mais direta da desintegração dos genos . Surgiram assim os grandes , os pequenos e médios proprietários ; muitos indivíduos ficaram sem terra , sendo obrigados a trabalhar por um salário miserável ou a mendigar .
O desaparecimento da unidade familiar criou condições para a formação de uma nova unidade política , através da união de tribos e vilarejos . Essa nova união deu origem a Cidade- Estado .
A Diáspora grega foi a colonização grega .
Dentre os fatores que que estimularam a colonização podemos citar :
a marginalização social devido a desintegração dos genos;
marginalização política das classes inferiores nas cidades gregas ;
crescimento populacional ;
diminuição da disponibilidade de terra ;
progresso técnico da navegação e espírito de aventura .
Os colonos mantinham com a metrópole um relacionamento cultural e econômico com as populações nativas , as relações dependiam de circunstâncias , podendo orientar-se pela força , pela persuasão ou pela diplomacia .

This entry was posted on terça-feira, 22 de abril de 2008 at 18:01 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comentários

Postar um comentário